Medios de Brasil comentan carta de diputados bolivianos a Rousseff


DIPUS BRASILIA Varios de los principales medios de la prensa escrita brasileña reflejaron hoy en sus páginas la visita que realizan al vecino país tres diputados opositores de Bolivia, Luis Felipe Dorado, Adrián Oliva y Alex Orozco, destacando su carta de agradecimiento a la presidenta Dilma Rousseff por el asilo político concedido al senador Roger Pinto.

Folha de Sao Paulo: Oposição da Bolívia agradece Dilma e ataca Evo

Deputados de oposição ao governo boliviano vieram a Brasília nesta quarta-feira para agradecer à presidente Dilma Rousseff pelo asilo político dado pelo governo brasileiro a um senador que acusou envolvimento de pessoas do governo da Bolívia com narcotraficantes.

Os deputados do partido Convergência Nacional devem se reunir com Marco Aurélio Garcia, assessor especial da Presidência para assuntos internacionais. No documento, os deputados Felipe Dorado, Adrian Alcazar e Alex Rosas afirmam que fazer oposição na Bolívia é "penalizada e perseguida, facilitada pela submissão do Judiciário e Ministério Público".



"O narcotráfico conta com o apoio e o silêncio do governo boliviano e isso traz consequência para o Brasil, que consome a cocaína boliviana", disse o deputado Adrian Alcazar.

O senador boliviano Roger Pinto está há 86 dias refugiado na embaixada brasileira na Bolívia. Ele aguarda do governo local salvo-conduto -negado pelo governo boliviano. O governo brasileiro concedeu asilo diplomático ao senador no dia 6 de junho.

=> Recibir por Whatsapp las noticias destacadas

Roger Pinto declara-se perseguido pelo governo de Evo Morales, após acusar integrantes do governo de apoiar o tráfico de drogas. Pinto acusa Morales de "abuso de poder". O senador responde a 20 processos, acusado, entre outros crimes, de corrupção e desvio de verba pública.

Na carta entregue ao governo brasileiro, os deputados afiram que esses processos são uma retaliação. "São uma resposta ao exercício da função parlamentar de fiscalização e das denúncias públicas do vínculo do atual governo com o narcotráfico".

Valor: Deputados bolivianos agradecem a Dilma asilo político a senador

Deputados bolivianos de oposição ao governo de Evo Morales pretendem entregar à presidente Dilma Rousseff uma carta de agradecimento pela concessão de asilo político ao senador daquele país Roger Pinto Molina.

“Agradecemos de sobremaneira a firmeza da decisão assumida neste caso e a concessão de mais de uma centena de pedidos de refúgio políticos feitos por cidadãos bolivianos que hoje residem no Brasil em razão de ausência de garantias jurídicas na Bolívia”, diz trecho do documento assinado pelos deputados Adrian Oliva Alcazar, Alex Orozco Rosas e Luis Felipe Dorado Middagh, líder da bancada.

De acordo com os políticos bolivianos, Molina solicitou asilo político no dia 28 de maio na embaixada do Brasil na Bolívia em razão, segundo ele, de perseguição judicial feita pelo governo de Evo Morales decorrente do “exercício da função parlamentar de fiscalização”.

Os deputados também pedem que os integrantes da Unasul (União de Nações Sul-Americanas) e da OEA (Organização dos Estados Americanos) se pronunciem sobre a situação do senador da Bolívia.

A carta deverá ser entregue a Dilma por meio do assessor especial para assuntos internacionais Marco Aurélio Garcia.